Fundado em 2004, na cidade de Caraguatatuba, S.P. para propor soluções sustentáveis e integradas a questões sociais e ambientais.

Alterado em Assembléia extraordinária em 2010 a ONG Projeto Caravela foi transferida, com sede e foro na cidade de Itajubá, sendo a sua tarefa principal, relatar as várias condições de acessibilidade física de locais públicos desta cidade.

As pessoas que podem se beneficiar de projetos que contemplem os princípios da Acessibilidade Universal incluem tanto aquelas com deficiências e necessidades especiais, como aquelas que não as possuem de maneira permanente.

As pessoas podem ter dificuldade em condições temporárias como gestantes, idosos, cardíacos, obesos, jovens engessados, mães empurrando carrinhos de bebê.

Uma simples análise do crescimento das cidades nos mostra que geralmente o seu crescimento, no que diz respeito à arquitetura e ao urbanismo, não levou em consideração as necessidades de todos que dela fazem parte.

A cada dia surgem novas idéias e projetos de edificações que vão tecendo, dando forma e delimitando a cidade. Essas edificações são elementos e texturas formando um grande aglomerado de necessidades e facilidades criado pelo homem e para o homem.

Prover a acessibilidade para todos é ainda um grande desafio que enfrentamos e este objetivo somente será atingido com a eliminação das barreiras arquitetônicas urbanísticas, da edificação, do transporte e da comunicação. assegurando a qualquer pessoa a sua utilização com autonomia e segurança.

Suas ruas, suas praças, seus parques e seus edifícios devem ser projetados para atender a todos e não somente uma parcela da população, experimentando situações diferentes da ideologia das formas dominantes.

A eliminação dessas barreiras e o entendimento de que novas barreiras não devem ser construídas passará a ser uma realidade para profissionais como arquitetos, engenheiros, urbanistas, pois devemos planejar, projetar e construir levando em consideração as limitações, capacidades e necessidades que as pessoas apresentam.

Portanto, caracteriza-se cinco tipos de acessibilidade quais sejam:

1. Arquitetônica, programática: programas da empresa, toda a parte de planejamento;

2. Metodológica: métodos e técnicas de trabalho;

3. Instrumental: instrumento de trabalho;

4. Comunicacional: como a comunicação daquela empresa é desenvolvida interna e externamente;

5. Atitudinal: que deve estar conjugada com as outras demais e a mais importante pois entra a questão da desmistificação de idéias preconcebidas.

JUNTE-SE A NÓS! SEJA UM VOLUNTÁRIO TAMBÉM!
Se você é diferente onde anda você?
Se você é deficiente, quero andar com você